
Foto:http://www.agenciasindical.com.br
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Ao longo da história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde. Nesse sentido, o depoimento da moradora de uma favela do Recife, no lançamento do programa “Fome Zero”, pelo Presidente Lula, foi decisivo: "O que o pessoal precisa mesmo é de uma casa com água e esgoto. Tendo uma habitação digna, a comida a gente consegue”. As nossas primeiras lembranças quando se fala em saúde são assistência médica, hospital, remédio... Essas coisas, no entanto, constituem apenas um componente no campo da saúde. Muitas vezes, é mais importante ter água potável, ambiente e alimentos saudáveis. Tudo isso, quando bem feito, resulta em um bom nível de saúde pública.
fonte: www.ambientebrasil.com.br
Oh meu Deus, até quando sofrerei este calvário !
Este é o clamor de todos os dias na boca da maioria da nossa tão amada e tão sofrida população brasileira. Uma coisa tão básica, essencial, e ao mesmo tempo tão banalizada por nossas autoridades, um atendimento digno na area da SAÚDE.
A saúde tem que ser a prioridade na plataforma de um político que aspira um cargo eletivo; sem uma distribuião adequada dos recursos da saúde a população sempre vai estar desamparada.
Ninguém gosta de ficar doente, agora imagine só, se ficar doente é ruim, pior é não ter o direito a um atendimento digno para se tratar.
O caos que se instaurou na area da saúde é uma bola de neve que vem crescendo há décadas, e não podemos dizer, infelizmente, que algum governante tenha tido a saúde como sua meta prioritária. Lastimável.
A verdade nua e crua, em pleno século 21, num governo respeitável como o do nosso Presidente Lula, pessoas ainda morrem a espera de atendimento.
Pode ser que seja problema no gerenciamento, e que a saúde necessite de uma reforma urgente, mas alguém precisa fazer alguma coisa; a começar pelo povo, na hora de escolher os homens que criarão as leis; que possam faze-lo com responsabilidade.
Desabafe povo brasileiro, erga os braços e proteste, não permita mais tamanha humilhação à vida humana; vamos tomar as ruas e avenidas, cerquemos o congresso nacional e tornemos notória a nossa revolta. Mas se você não tem coragem ou forças para reagir, ao menos faça a escolha certa no momento em que for exercer o seu papel de cidadão nas próximas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário