

Até quando nosso povo vai sofrer nas filas do serviço público de saúde?
e depois das filas, com a demora em conseguir um exame...
e depois a demora para pegar o resultado do exame...
e depois a demora em conseguir uma revisão com o médico...
É de chorar, chega a ser um filme de terror olhar as reportagens que tratam desse tema.
Ontem, no programa conexão repórter apresentado pelo Jornalista Roberto Cabrini, pudemos ver muito sobre a pouca atenção que a saúde tem nesse Brasil de desigualdades. Houve um momento que gerou certa repulsa em quem estava assistindo, gerou em mim; com uma câmera escondida(é claro) foi feito um flagrante, uma jovem gestante sentada no corredor, já nos momentos finais de sua gravidez, a bolsa estourada, sangue escorrendo por entre as suas pernas chegando a formar uma poça no chão; e de repente a cena chocante, o seu marido aos gritos de ''socorro'' segurando a cabeça de sua filha que estava nascendo em seus braços, sem nenhum cuidado e respeito; parecia que a lei naque lugar era: ''cada um por si e Deus pra todos''. Ainda bem que Deus era para todos, pois médico, era pra quase ninguém. Nesse ínterim, chega um médica sem luva, sem nenhum tipo de assepsia e corta o cordão umbilical da criança. A cena é absurda, de arrepiar.
Um país como o Brasil, desde há muitas décadas fazendo o povo sofrer nesta, que é a área mais básica, essencial da vida de um povo, a saúde. Sem saúde não existe trabalho, e sem trabalho,renda sustentabilidade, família...
Eu, particularmente, nunca esperei que os governantes anteriores pudessem fazer algo pelo povo, eles sempre governaram para as ''ELITES''. Mas o nosso presidente Lula, veio para trazer um ''fio de esperança'' quando já não havia mais nada para se acreditar; e ele fez muito em várias áreas, o Brasil definitivamente é outro, principalmente em política externa; nosso moral está lá nas alturas, vejam só que ironia, há algumas décadas atrás, sequer podíamos ouvir falar em FMI, nos causava arrepio, era o nosso mais voraz credor. Hoje em dia graças ao nosso Lula, até dinheiro nós já emprestamos ao FMI; vejam só, as próximas olimpíadas e copa do mundo, serão realizadas no Brasil, que honra será para nós.
Mas e o povo? Continua sofrendo!
Mas e os pobres? Ainda são de terceiro mundo, não emergiram, continuam submersos na miséria. Eu sei que foram muitas décadas de governantes corruptos, e imaginei que o nosso presidente certamente iria ter muito trabalho. Mas lá se vão dois mandatos e a saúde não foi prioridade. Que raiva por essa omissão, ou incompetência seja lá o que for que tenha acontecido. A verdade é que, o nosso amabilíssimo presidente Lula, nessa parte, que era para ser prioridade, falhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário