Seria ''um sonho'' possível, Se todas as entidades que defendem os trabalhadores, em vez de se degladiarem entre si, pudessem buscar a tão almejada unidade. Mesmo com todas as divergências, com todas as diferêntes correntes de pensamento, a motivação maior desta causa, é a busca incessante para que os direitos dos trabalhadores sejam preservados.
Atualmente existem cerca de seis centrais sindicais no Brasil, muitas delas perderam o foco, esqueceram-se da sua função principal, que é, a todo custo, haja o que houver, defender os trabalhadores e advogar em seu favor; Em vez disso, muitos de seus líderes buscam suas aspirações pessoais, suas candidaturas aos ''plenários burgueses'', indo na contra-mão daquilo que o movimento sindical sempre criticou.
Não existe nada de errado em os trabalhadores ocuparem seu espaço também na lideranças de bairro, na vereança, na câmara, no senado, em fim. O que não dá para engolir, é uma central sindical se tornar trampolim meramente eleitoreiro; um sindicalista que aspira uma posição de liderança, tem que primeiramente ter muito bem articulado com os seus, a posição de continuidade do ideal de um militante sindical. Buscar ardentemente ocupar este cargo, para construir mecanismos que protejam os trabalhadores, e corroborem para ampliar a força do movimento sindical.
Sabemos e podemos testemunhar inúmeros companheiros que honraram seus mandatos, construindo lêis que servem de verdade, aos trabalhadores; entre eles quero enfatizar a companheira Linda Morais, que teve um mandato idôneo. Infelizmente ela não se re-elegeu, o que foi considerado uma perda significativa para os trabalhadores.
Graças ao nosso presidente Lula, um sindicalista ferrenho, que dispensa apresentações, podemos ver uma sociedade que caminha a passos largos para viver momentos de mais dignidade para as pessoas, independente da classe social a que ela pertença.
Vamos torcer para que em vez de brigar entre si, as centrais possam voltar a brigar com o patrão, este sim é inimigo do trabalhor, pois o usa, e depois o descarta como se fora um ser sem valor, deixando-o à sua própria sorte.
Venha, tão sonhada unidade, venha, e não seja apenas utopia, e sim, a gana, a bravura, dos não poucos raros, homens e mulheres que povoam os sindicatos desse nosso Brasil.
Fica aqui a minha singela homenágem aos companheiros de um sindicato de muita relevância no cenário capixaba, o SINDIALIMENTAÇÃO.
Um abraço vermelho para todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário